WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


paulo filho crm



pax perfeicao
costa pra rua

agosto 2019
D S T Q Q S S
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031





supermercado adonai campanha lacre solidario casa bella mariana calçados dr marcus vinicius xavier urologista casa de carnes o bananal farmacia cinquentenario daniela rodrigues seguros

Itapetinga: Ex Vereador Diva lamenta a morte do amigo e eterno Deputado Federal Eujácio Simões

Foto/; Arquivo Diga Diga

O ex-vereador Edvaldo Gomes Rodrigues, conhecido carinhosamente por Diva, amigo de Eujácio Simões, lamentou, neste domingo (18), a morte do ex-deputado. “Como deputado federal, Eujácio Simões prestou relevantes serviços à Itapetinga, tendo participado com destaque na construção da geração de Emprego e renda”, afirmou o amigo Diva.

Simões, que estava com câncer, será cremado às 15h no cemitério Jardim da Saudade. O velório, no entanto, começa às 11h. Ele tinha 71 anos.

O ex-deputado sempre foi muito presente no município de Itapetinga. “Tive o prazer de conceder ao amigo um título de cidadão Itapetinguense, o seu gabinete era em Itapetinga, sempre presente e atento as peculiaridades da nossa política local, e acima de tudo, tinha uma boa relação com quem estava ao seu lado. Lealdade era sua marca como político ”, comentou Diva.

Foto: Diga Diga

 

Bahia: Morre o ex-deputado estadual, federal e pecuarista Eujácio Simões

_

Faleceu na madrugada deste domingo (18) em Salvador o ex-deputado estadual e federal Eujácio Simões Viana Filho de 71 anos. O político nasceu em Itororó em 15 de junho de 1948 e é filho de Eujácio Simões Viana, figura importante no nascimento da cidade de Itororó, tendo ele acompanhado e participado da emancipação política do município.
CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE EUJÁCIO SIMÕES VIANA FILHO
Em 1971 formou-se arquiteto pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Em 1974, tornou-se diretor da Fundação Instituto de Urbanismo e Administração Municipal, em Salvador, permanecendo até 1978. No ano seguinte, foi nomeado diretor da Empresa Baiana de Saneamento. Em 1983, tornou-se presidente da Companhia de Engenharia Rural da Bahia, permanecendo até 1986.
Em novembro desse ano, elegeu-se deputado estadual constituinte, pelo Partido da Frente Liberal (PFL). Assumindo em março do ano seguinte, participou dos trabalhos legislativos como vice-líder do partido e presidente da Comissão de Fiscalização e Controle do Executivo. Em 1989, ingressou no Partido Liberal (PL), exercendo o restante do mandato por essa legenda. Participou dos trabalhos na Assembléia Estadual Constituinte como vice-presidente da Comissão Sistematizadora. Na Assembléia Legislativa, foi líder do PL e presidente da Comissão de Fiscalização e Controle do Executivo.

Em outubro de 1990 foi reeleito. Assumindo no início do ano seguinte, participou dos trabalhos legislativos como líder do PL, líder do bloco da maioria e do governo estadual e presidente da mesa da Assembléia Legislativa.
Em outubro de 1994 elegeu-se deputado federal. Assumindo em fevereiro do ano seguinte, foi titular da Comissão de Finanças e Tributação e vice-líder do bloco formado por PL, Partido Social Democrático (PSD) e Partido Social Cristão (PSC). Participou como titular e suplente de diversas comissões especiais, entre elas (como titular) a de serviços de telecomunicações, de incentivo ao turismo, do voto facultativo, de viabilização dos projetos públicos federais de irrigação e recursos hídricos e da política nacional de petróleo. Foi titular da comissão mista (Câmara e Senado) do crédito rural.

Nas votações das emendas constitucionais propostas pelo governo Fernando Henrique Cardoso em 1995, votou a favor da quebra do monopólio dos estados na distribuição de gás canalizado, da quebra do monopólio das embarcações nacionais na navegação de cabotagem, da mudança no conceito da empresa nacional, da quebra do monopólio estatal das telecomunicações, da quebra do monopólio da Petrobras na exploração de petróleo e da prorrogação do Fundo Social de Emergência (FSE), rebatizado de Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), que permitia que o governo gastasse 20% da arrecadação de imposto sem que essas verbas ficassem obrigatoriamente vinculadas ao setor de saúde e educação.

Em março de 1996 enviou ao Supremo Tribunal Federal uma ação direta de inconstitucionalidade contra a emenda que criou o FEF, pedindo a suspensão da retroatividade de vigência. Em julho de 1996, votou a favor da criação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) — que substituiu o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF) —, imposto de 0,2% sobre transações bancárias criado como fonte complementar de recursos para a saúde. Nesse ano, foi vice-líder do bloco formado por PL e Partido Progressista Brasileiro (PPB).
Em janeiro/fevereiro de 1997 votou a favor da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos e em novembro seguinte pronunciou-se favoravelmente à quebra da estabilidade do servidor público, item da reforma administrativa. Nesse ano foi vice-líder do PL.

 

Foto/; Arquivo Diga Diga

Eujácio Simões contribuiu também para o desenvolvimento na geração de emprego e renda no município de Itapetinga e toda região, com a vinda de empregos no setor calçadista e ainda deixa sua marca como um dos deputados mais atuantes da Capital da Pecuária.
Em outubro de 1998 foi reeleito. Em novembro do mesmo ano, votou a favor do teto de 1.200 reais para aposentadorias no setor público e do estabelecimento de idade mínima e tempo de contribuição para o setor privado, itens que definiram a reforma da previdência. Assumiu novo mandato em fevereiro de 1999.
Em 2002, tentou novamente alcançar o cargo de Deputado Federal, e apesar de ter obtido 90 mil votos, não conseguiu o terceiro mandato consecutivo. Também fracassou em 2006, quando se candidatou mais uma vez.
Exerceu ainda a atividade de empresário rural.
Eujácio deixa dois filhos.
Simões, que estava com câncer, será cremado às 15h no cemitério Jardim da Saudade. O velório, no entanto, começa às 11h.
Informações do Blog Itororó Já

 

Diga Diga ganha novamente na Justiça: Representante de empresa detentora de contrato Suspeito com a Prefeitura de Itapetinga se deu MAL

_

Na tarde desta quarta – feira (14), o Juiz de Direito Raimundo Cesar Ferreira da Costa, da 8 Vara do Juizado Especial de Causas Comuns da Capital do Estado, julgou IMPROCEDENTE mais uma ação promovida com o intuito de intimidar o Vereador Diga Diga. Desta vez a ação foi proposta por Edson Santana Vasconcelos, representante da AJ Construções empresa supostamente sediada no município de Simões Filho  -Ba, que é Investigada pelo Ministério Público sob suspeita de irregularidades como crimes de Licitação e atos de improbidade administrativa em um contrato milionário celebrado com a prefeitura municipal de Itapetinga, ato denunciado pelo Vereador Diga Diga

Na sentença,  o Magistrado  ressalta a função fiscalizadora do legislativo, “Portanto, resta cabalmente comprovado que Diego Queiroz Rodrigues agiu na função de edil, atuando em postura investigativa e de proteção do erário, com pleno nexo causal com a função pública desenvolvida, divulgando as imagens e informações combatidas no município em que foi eleito (CF, art. 29, VIII – inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município;):comprovou que o Vereador agiu na função de edil, atuando em postura investigativa e de proteção do erário, com pleno nexo causal com a função pública desenvolvida”.

A defesa do vereador Diga Diga foi foi exercida por um dos melhores advogados da Bahia, o Itapetinguense Claudio Santana Peixoto, que vem ganhando notoriedade do mundo jurídico pelo excelente trabalho desenvolvido em ações como essas.

Essa é a segunda ação que a Justiça julga Improcedente na tentativa de prepostos da Aj Construções  tentar intimidar o vereador Diga Diga (Clique Aqui e veja a Primeira)

Suposta Sede da empresa Alfa Construções

 

Denúncia

Em Março de 2019 o Vereador Diga Diga denunciou a empresa AJ Construções, que tem como proprietária uma ex beneficiária do programa social Bolsa Família (clique aqui). A empresa é detentora de um contrato milionário com a prefeitura municipal de Itapetinga, com o objeto do serviço, a locação de veículos para o município, dentre eles, uma caminhonete de luxo, que fica a disposição do prefeito Rodrigo Hagge. Uma Representação foi protocolada no Ministério Publico e foi instaurado um Inquérito Civil Público, e de acordo com informações do MP, o caso está em investigação no núcleo de Crimes de ordem pública cometidas por gestores.  Veja o vídeo ABAIXO.

 

Supermercado Adonai: HORTIFRUTI de qualidade e com o melhor preço da região

OFERTAS VÁLIDAS ATÉ O DIA 18 DE AGOSTO OU ENQUANTO DURAR O ESTOQUE.

HORTIFRUTI de qualidade e com o melhor preço da região só no Supermercado ADONAI. Onde você compra no VAREJO com preço de ATACADO!!!

Avenida Americo Nogueira, Bairro Clodoaldo Costa, próximo ao Ginásio de Esportes.

OFERTAS VÁLIDAS ATÉ O DIA 18 DE AGOSTO OU ENQUANTO DURAR O ESTOQUE.

Itapetinga: Edna Carvalho é a aniversariante do dia

Arquivo Família

Nesta quarta-feira, 15 de Agosto é aniversário de Edna Carvalho, esposa de Everaldo Carvalho e mãe de Matheus e Mariana.

Minha querida esposa que Deus abençoe você com muita alegria, saúde, amor e felicidade que hoje e todos os dias a serenidade da nossa união viva dentro do nosso coração. Sou uma pessoa muito realizada por ter ao meu lado uma grande mulher é você quem me apoia e dá força. É quando estamos juntos que identifico as melhores coisas que existem na vida. Edna Você merece não só um dia de festa e alegria, mas sim toda vida, beijos Everaldo Carvalho.

Itambé: Prefeito Eduardo Gama visita fábrica de Doces e ressalta parcerias entre município e empresa

Foto: Ascom

Na última terça (13), o prefeito do município de Itambé Eduardo Gama esteve visitando as dependências da fábrica Bahia Delícias de Doces, conversando com os funcionários e estreitando as relações de parceria com a empresa, a fim de buscar novas oportunidades para o município.
Trabalhar cada vez mais para promover o desenvolvimento social através da geração de emprego e renda, assim acontece no município de Itambé com a chegada da fábrica Bahia Delícias de Doces, a empresa foi uma das principais conquistas da atual gestão no setor econômico.

Foto: Ascom

Itapetinga: Vereador Diga Diga lança Projeto CONCURSEIRO SOLIDÁRIO

 

Foto: Diga Diga

O Vereador Diga Diga vem se destacando na política pelas inovações no legislativo municipal, apresentando projetos e indicações importantes para toda a comunidade Itapetinguense, inclusive copiado por outros vereadores de outros municípios.

Na ultima semana, o vereador Diga Diga esteve reunido em Itapetinga com o Diretor Alécio Chaves do Núcleo Regional de Educação do Estado e na Secretaria Estadual de Educação com Danilo Melo Souza, subsecretário e Talita Nobre Pessoa, assessora especial do gabinete, para apresentar o Projeto CONCURSEIRO SOLIDÁRIO.

O Projeto Concurseiro Solidário é uma parceria com o Governo do Estado através do Mandato do Vereador Diga Diga que consiste em ofertar aos jovens Itapetinguenses aulas gratuitas que estão se preparando para Concursos Públicos. O primeiro Edital a ser estudado será o da Polícia Militar do Estado da Bahia, já anunciado pelo Governador Rui Costa. Os alunos terão acesso a aulas com professores capacitados além de terem a sua disposição materiais de didáticos. As Aulas serão ministradas em um colégio Estadual, e acontecerão sempre aos sábados, das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 18:00.

Deixe seu whatsapp no comentário se interessar pelo Projeto.

Foto: Blog do Diga Diga

“VLT terá o mesmo padrão do metrô”, diz Rui em apresentação na Câmara Municipal

Repórter: Raul Rodrigues

As obras do Veículo Leve de Transporte (VLT) serão iniciadas em outubro. Nesta quarta-feira (14), o projeto foi apresentado pelo governador Rui Costa na Câmara Municipal de Salvador, em evento histórico. Pela primeira vez, a Casa Legislativa recebe um governador para estabelecer o diálogo com os vereadores.

O VLT vai ligar Salvador à Ilha de São João, em Simões Filho, município da região metropolitana. A proposta é que o equipamento também chegue à estação Acesso Norte do metrô, perfazendo um total de 22 quilômetros de extensão.

“A obra completa demora aproximadamente dois anos, mas nós vamos entregar em etapas”, explicou Rui. “É um projeto de transporte moderno, de última geração, o mesmo equipamento que existe nas cidades mais modernas do mundo. Ele vai ligar Simões Filho a Salvador, atendendo ao Comércio e integrando com a Estação do Metrô no Acesso Norte. Portanto, é uma transformação completa na mobilidade urbana da região metropolitana”.

O governador destacou ainda que o preço da passagem será o mesmo do serviço de metrô. “Hoje é cobrado o valor do trem da década de 50, um serviço de péssima qualidade, sem conforto, de 20 em 20 minutos, que não atende com a qualidade de um serviço moderno, que respeite a população. O VLT terá exatamente o mesmo padrão do metrô. É um equipamento tão moderno quanto o metrô”, acrescentou.

O investimento é de R$ 2 bilhões e, junto com a obra do novo trecho do metrô, serão gerados mais de cinco mil empregos. “Nós vamos revalorizar e ressignificar o subúrbio de Salvador, a área mais bonita da cidade, que ficou esquecida por muitas décadas. Não há, em todo Nordeste, uma região como a Baía de Todos-os-Santos. Aquele paisagismo do Comércio, do Subúrbio, da Calçada, de Itapagipe, ninguém mais tem. Isso precisa ser valorizado”, finalizou.

Repórter: Raul Rodrigues

Dados da obra

O contrato do Governo do Estado com a empresa responsável pelas obras do VLT, a BYD, foi assinado em fevereiro deste ano. Com 22 estações e capacidade para transportar cerca de 150 mil usuários por dia, o VLT será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente.

A obra será realizada por meio da modalidade de Parceria Público-Privada (PPP). As atuais estações dos trens do subúrbio serão desativadas e reaproveitadas para prestação de outros serviços à comunidade, como postos da Polícia Militar e centros de atendimento.

Repórter: Raul Rodrigues

Nestlé anuncia investimento de R$ 45 milhões na Bahia

ASCOM/SDE

A Nestlé Brasil vai investir R$ 45 milhões na Bahia para a instalação de três novas linhas de produção de NESCAU Pronto para Beber (RTD), na unidade de Feira de Santana. O anúncio ao Governo do Estado foi feito durante reunião entre executivos do grupo e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta quarta-feira (14). De acordo com a empresa, a nova operação iniciará em meados de 2020 e vai gerar 140 novos postos de trabalho.

“Para o estado, essa notícia é muito positiva, pois comprova a boa relação da Nestlé com o governo baiano e com o povo daqui. Mostra também que a empresa acredita e continuará investindo na Bahia, onde hoje geram 900 empregos diretos e indiretos”, disse Luiz Gugé, chefe de Gabinete da SDE e secretário em exercício.

Itabuna

A Nestlé comunicou ainda que iniciará o trabalho de transição da operação de Itabuna para Feira de Santana. Junto com a SDE, a empresa já iniciou um processo de prospecção de novos investidores para atuação na planta fabril da empresa, em Itabuna, a partir de 2020.

“Além dos 140 novos postos de trabalho em Feira de Santana, queremos que sejam asseguradas novas vagas de emprego também em Itabuna. A SDE já foi procurada por grupos empresariais interessados em ampliar a produção, e Itabuna é uma possibilidade real. Para tanto, conduziremos as tratativas regimentais de forma célere, para a concreta implantação de uma nova fábrica naquele município”, disse Gugé.

A Nestlé informou que ofereceu aos funcionários, que atuam em Itabuna, a possibilidade de migrar para a fábrica de Feira, a partir do ano que vem, e que irá apoia-los na tomada de decisão. Na unidade de Feira de Santana, a empresa tem colaboradores oriundos de 65 municípios baianos e cerca de 70% deles residem na própria cidade.

ASCOM/SDE

Brasília: Prefeito Rodrigo Hagge e Lideranças de Itapetinga participam de reunião com o presidente do DEM Nacional, ACM NETO

Foto: Instagran Rodrigo Hagge

O prefeito Rodrigo Hagge esteve em Brasília nesta quarta – feira (14), participando de uma reunião com o Presidente Nacional do DEM e atual prefeito de Salvador ACM Neto na sede do partido, ao lado do vice prefeito Renan Pereira, Dilermando de Souza Campos (Presidente do Sindicato Rural), Eder Rezende e do advogado Franklin Ferraz.

Em contato com a nossa redação, o vice prefeito Renan Pereira disse que, ” Tive a oportunidade de ter sido recebido hoje a tarde aqui em Brasília, representando os membros da executiva do Partido Democratas de Itapetinga, pelo Deputado Paulo Azy (Presidente da executiva do DEM da Bahia); pelo Vice Presidente do DEM Baiano ARTUR MAIA; pelo Presidente Nacional do DEM, ACM NETO, também com o Aval do Ex-deputado JOSÉ CARLOS ALELUIA, que em contato com NETO, via telefone nesse encontro, avalizou a decisão da Executiva de Itapetinga, quando destituiu o Diretório Municipal de Itapetinga. Constituindo com plena autorização da Executiva da Bahia e Nacional, uma COMISSÃO PROVISÓRIA, que será registrada no TRE, com fins de direito, ficando assim constituída: JOSÉ OTÁVIO CURVELO; RENAN PEREIRA DOS SANTOS; MARA RÚBIA LIMA DE OLIVEIRA; FELISDENIO XAVIER DE SOUSA e ZILDO CARVALHO DE OLIVEIRA o qual responderá a partir desta data, com poderes plenos de Presidente do DEM DE ITAPETINGA”.

FOTO DIVULGAÇÃO

Brasília: Prefeito Rodrigo Hagge e vice Renan Pereira participam de reunião na FUNAI

Foto: Instagran Rodrigo Hagge

O prefeito Rodrigo Hagge esteve em Brasília nesta quarta – feira (14), participando de uma reunião com o Presidente da Funai Marcelo Xavier, ao lado do vice prefeito Renan Pereira, Dilermando de Souza Campos (Presidente do Sindicato Rural), Eder Rezende e do advogado Franklin Ferraz. A reunião foi intermediada pelo deputado federal Arthur Maia. A pauta da reunião não foi divulgada.

Itapetinga: Conselho divulga Resultado Final dos pré-candidatos a Conselheiros Tutelares

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) divulgou, nesta terça-feira (13), a lista dos candidatos aprovados na prova escrita referente ao Processo de Seleção do Conselho Tutelar de Itapetinga, gestão 2020/2024. As provas foram aplicadas no dia 21 de julho.

Confira a Lista dos Candidatos Aprovados na prova escrita.

Lista de Aprovados

As eleições serão realizadas em 6 de outubro, com a escolha de 05 conselheiros titulares e 05 suplentes para ocuparem vagas no conselho tutelar no município. A remuneração é de R$ 1.996,00( Hum Mil e Novecentos e Noventa e Seis Reais).

26 municípios integrantes dos consórcios de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS-LS) e Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) assinaram com o governo do Estado protocolos de intenções para adequação do manejo dos resíduos sólidos.

Foto: Ascom

Os consórcios do Litoral Sul (CDS-LS) e da Mata Atlântica (CIMA), presididos pelos prefeitos Antônio de Anízio, de Itacaré, e Antônio Guilherme, de Santa Luzia, assinaram protocolos de intenções com o Governo do Estado para a formalização dos Termos de Acordo de Cooperação para apoio na elaboração dos Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Os Planos vão combater os principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. O objetivo é garantir a prática de hábitos de consumo sustentável, aumento da reciclagem, reutilização e destinação ambientalmente adequada. 26 municípios baianos serão contemplados e os Planos contam com apoio das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Meio Ambiente (Sema), Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra) e Relações Institucionais (Serin).

O Legislativo baiano esteve representado no  ato através do Deputado Rosemberg Pinto, líder do Governo na Assembleia, que destacou a ação, “estamos à disposição para votar medidas que ajudem a estabelecer o desenvolvimento dessa tarefa. Já conversei com Targino Machado, o líder da Oposição, entendendo que isso não é uma tarefa de governo ou de oposição, mas da sociedade baiana e todos estão dispostos a contribuir”.

Tricolor baiano entra em campo em prol da biometria

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e o presidente do Esporte Clube Bahia, reuniram-se, nesta segunda-feira (12/8), para traçar estratégias a fim de alavancar revisão biométrica no Estado

Objetivando a melhor prestação de serviço ao cidadão para 100% do recadastramento do eleitorado baiano, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vem realizando uma série de parcerias para impulsionar a revisão biométrica no Estado – obrigatória para as Eleições de 2020. Sendo assim, o presidente do Regional, desembargador Jatahy Júnior, reuniu-se, nesta segunda-feira (12/8), com Guilherme Bellintani, presidente do Esporte Clube Bahia, para tratar sobre ações que impulsionarão o processo.

Durante a reunião, ocorrida na sala da presidência do TRE-BA, os gestores conversaram sobre campanhas de impacto, onde o eleitor que ainda não realizou a coleta dos dados biométricos sinta-se convidado a comparecer aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral (JE) o quanto antes para regularizar situação. Evitando assim, possíveis penalidades ocorridas com o cancelamento do título.

Na ocasião, dentre algumas pautas sugeridas, ficou definido que o Bahia exibirá, nos dias de jogos, vídeo institucional no telão da Arena Fonte Nova, além das peças de divulgação nas redes sociais do clube. O presidente Jatahy também foi convidado a participar doPrograma do Esquadrão, exibido na Rádio Sociedade, sempre de 18h às 19h, com participação ao vivo do ouvinte. Nele, poderão ser esclarecidas possíveis dúvidas do eleitor referente ao recadastramento.

Bellintani celebrou a parceria e disse que o clube tem imensa satisfação em participar de campanhas que têm caráter relevantes à sociedade. “O Esporte Clube Bahia tem sido protagonista em várias ações de impacto social, não poderia ficar de fora desta ação promovida pelo TRE-BA. Nós temos um papel importante na cidadania, então, será um prazer enorme usar nossa relação com a torcida, para ampliar os resultados esperados”, garantiu o presidente do tricolor.

A intenção do presidente do presidente Jatahy é unir forças com os clubes de maior representatividade no estado para assim cumprir o desafio lançado pela Justiça Eleitoral, que é biometrizar 100% dos eleitores da Bahia. “Quero agradecer ao presidente Bellintani pelo engajamento, não só a ele, mas a grande massa tricolor nesse desafio. Todos nós sabemos da influencia do Bahia. Vamos fazer isso com outros times de massa do Estado e, certamente, conseguiremos que o eleitor, através da divulgação realizada pelo time, saiba que ele poderá comparecer aos postos de atendimento da JE, regularizando sua situação, com data e hora marcada, sem trauma e sem passar pelo dissabor de grandes filas. Nosso objetivo é receber o eleitor com respeito e dignidade como ele merece”, afirmou o desembargador.

Agendamento

O agendamento pode ser realizado por meio de site (agendamento.tre-ba.jus.br) ou telefone 0800 071 6505. Para agendar o atendimento, o número do título será solicitado. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, o eleitor deve informar número do CPF, data de nascimento e nome completo dos pais. O cidadão também pode cadastrar o número de telefone e e-mail. Esses últimos dados são importantes para que o eleitor receba confirmação e lembretes do agendamento.

Cidade Santa, em Dias D’ávila, pode se transformar num dos maiores centros de peregrinação

Padre Paulo Avelino

Católica desde a infância, a professora aposentada Theresinha  Dantas Estrela aproveitou o convite do filho, Rafael, e foi conhecer, na tarde de 4 de abril, a Cidade Santa, área de um milhão de metros quadrados em Dias D’Ávila, adquirida pela Igreja Católica com o objetivo de erguer na região metropolitana de Salvador um dos maiores centros de peregrinação do país. A primeira impressão da professora feirense, ao ver as obras do santuário, foi a de que o projeto lembra Canção Nova, comunidade criada em Cachoeira Paulista (SP), em 1978, para abrigar jovens dispostos a deixar a família para pregar o evangelho.

“Só pode ser uma revelação de Deus, do meio do nada você querer construir uma obra grandiosa. A partir do sonho de um homem, Jesus falou ao seu coração”, diz a professora, para quem todo ser humano nasceu para refletir Deus, mas nem todo mundo encontra o caminho.

No caso do santuário baiano, o homem que sonhou foi o padre Paulo Avelino, ex-pároco da Igreja de Nossa Senhora da Luz, Pituba,  há 10 anos à frente da Paróquia de Nossa Senhora do Resgate. Para quem acredita, são os desígnios de Deus.

O piauiense, que veio a Salvador cobrir as férias de outro sacerdote,  hoje coordena um grupo de 62 católicos que mantêm um programa de rádio no ar, campanhas de arrecadação de fundos e, agora, o projeto de construção de um centro de adoração a pouco mais de uma hora da capital.

O caminho para quem quer imitar Cristo pode ser difícil, mas para chegar à Cidade Santa o único grande obstáculo é uma estrada de barro, de sete quilômetros, após o bairro de Nova Dias D’Ávila.

CAPELA

Nasce uma cidade

O projeto do santuário foi idealizado pelo padre Paulo Avelino, há 10 anos à frente da Paróquia de Nossa Senhora do Resgate.

No terreno, já estão prontas uma casa para os missionários e uma das 10 capelas que constam no projeto arquitetônico de Carlos Campelo, católico fervoroso, que não cobrou pelo seu trabalho.

A igreja afirma que, por ora, não existe o projeto de ter fiéis morando no terreno, como acontece no interior de São Paulo. Apenas, os 22 casais de missionários que vão tomar conta da área.

As obras ainda estão no início, mas já há celebração de missas e grandes eventos em datas especiais, como a Semana Santa, o Réveillon e o aniversário de Salvador, que levou milhares de católicos a essa cidade, emancipada de Camaçari apenas em 1985, e que agora tem a chance de começar a entrar no mapa do turismo religioso.

Isso caso fiéis e empresários de turismo compartilhem a fé do padre e ocorra uma multiplicação de pousadas ao redor do empreendimento.

A escolha do local foi uma questão de oportunidade. “Olhamos três terrenos antes e, então, decidimos por esse”, afirma o designer Fábio Nascimento, conhecido como Binho, que integra a equipe de missionários do padre Paulo Avelino e coordena o andamento das obras.

O padre não quis revelar o quanto foi pago, mas argumenta que conseguiu um bom desconto. Um corretor de imóveis da cidade estima que o valor de mercado do terreno seria em torno de R$ 7 milhões. De acordo com a igreja, o dinheiro provém basicamente de doações dos fiéis e da venda de um apartamento do padre, que agora vive em instalações paroquiais. Há ainda a pequena contribuição de uma loja de souvenirs católicos na Igreja do Resgate.

O santuário em construção prevê espaço para 6.800 pessoas sentadas. Deve ficar pronto até o fim do ano que vem, a depender do fluxo de doações. Mas o calendário de eventos já existe, mesmo com instalações improvisadas. Quando há grandes celebrações, erguem-se toldos. E na ausência de lanchonete ou restaurante, os católicos se alimentam de salgados vendidos no quiosque de souvenirs, ou levam lanches. No pátio cabem 100 mil pessoas em pé, segundo avaliação da igreja. No terreno ainda sem melhorias, destinado ao estacionamento de carros, há cerca de três mil vagas. No horizonte, a sensação de que a conclusão da obra vai levar muito tempo. “As obras de Deus são contínuas”, afirma o padre.

Foto Diga Diga

 

Inspiração

Durante duas semanas, o arquiteto Carlos Campelo desenhou um projeto por dia, mas não ficava satisfeito com o resultado. Até que numa saída para fumar teve uma inspiração definitiva. Assim como o padre, Campelo também credita o projeto final à intervenção divina e às sugestões do próprio padre. Uma das características das edifícios projetados para a Cidade Santa é o aproveitamento da ventilação natural. “Projetamos para que não haja necessidade de uso do ar-condicionando” , diz o arquiteto.

“Deus queria algo mais de mim”, afirma o padre Paulo Avelino, que deixou o interior do Piauí e  chegou a Salvador em 2000 para uma estada temporária enquanto planejava uma temporada de estudos em Roma. Mas, com a morte do padre Casimiro, assumiu a titularidade da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, na Pituba, onde ficou por 10 anos. Em 2011, mudou-se para a Paróquia de Nossa Senhora do Resgate, no Cabula, onde conduz concorridas missas.

Principal referência para a Renovação Carismática na Bahia, Avelino atribui a decisão de construir a Cidade Santa a um chamado divino. “Depois de cinco anos como padre, senti que Deus pedia mais de mim. Não era só paróquia, não era só celebrar”, afirma o padre. Avelino define a obra que está liderando em Dias D’Ávila como um ministério sacerdotal para ajudar as pessoas e promover oração, libertação e cura. “Chega uma hora nos grupos de oração em que isso vai ficando claro, não só para mim, mas para as outras pessoas”, declara.

Ele afirma que no início pensou na Cidade Santa como um espaço de celebração, mas que, com o tempo, as orações foram mostrando que se trataria de um complexo de fé, um lugar que também servisse como opção para quem deseje passar o dia ou o fim de semana, envolvido em atividades religiosas e com acesso a serviços. Pensa-se em um restaurante, uma loja e uma pousada dentro da Cidade Santa. “Eu quero uma obra grande para libertar as pessoas. Um pronto-socorro que seja realmente um local de encontro com Deus”, diz o padre, que, assim como todos os envolvidos na obra, menciona regularmente um direcionamento divino.

Foto Diga Diga

Como se pode imaginar, não foi possível ouvir o outro lado. Mas fontes ligadas a setores progressistas da igreja consideram o projeto megalomaníaco. O santuário, aliás, é mais um demarcador de fronteiras entre a porção católica entusiasta do modo de vida pentecostal e o catolicismo tradicional, menos afeito a manifestações atribuídas ao Espírito Santo e resistente ao modo de vida adotado pelos carismáticos. Um jeito de se relacionar com a fé que cada vez mais lembra os neopentecostais.

Um exemplo é a autônoma Deise Fonseca, que teve o aniversário mencionado no ar durante o programa Minha Fé do último dia 8 de abril. “Parabéns à nossa quase sócia”, disse o locutor. Presença constante na lista de ouvintes que ligam para participar e nas missas realizadas na Cidade Santa, Deise organiza caravanas com pessoas em busca de algum tipo de cura e as leva em vans para Dias D’Ávila.

Uma destas pessoas é Roberto Silva Paim, um jovem alcoólatra que foi parar no hospital após uma briga, durante uma bebedeira, e agora tenta se afastar do vício. “Estou há 23 dias sem beber”, comemora o jovem, que desde o primeiro gole, aos 13 anos, nunca havia passado tanto tempo abstêmio.

Ex-funcionário de uma fábrica de utensílios domésticos em Conceição do Jacuípe, luta não apenas para não consumir álcool, mas também para escapar da depressão. No dia seguinte à morte do  pai, há quatro anos, ele não conseguiu ir trabalhar e, desde então, a sua tendência à tristeza se acentuou. Assim como o consumo de bebidas. Durante a recente internação para cuidar das feridas provocadas pela briga com o primo, uma enfermeira o apresentou a Deise Fonseca, que o convenceu a buscar refúgio na fé.

Questionado se preferia não ser identificado na matéria, disse que não se importava. Depois de encerrada a entrevista, voltou para dizer que, se possível, gostaria de ter seu nome destacado, para mostrar em sua cidade que está buscando tratamento.

É o perfil dos convertidos que estão sendo arregimentados por essa parte da igreja, focada em cura e em milagres, depoimentos emotivos e na manifestação do Espírito Santo, seguindo os preceitos da Renovação Carismática Católica, movimento surgido em 1967 nos Estados Unidos e que está associada ao Pentecostes, a festa cristã que celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. Aliás, não fossem a enorme imagem de Nossa Senhora no pátio e os terços segurados por alguns fiéis, qualquer pessoa que seja levada a um evento na Cidade Santa pode pensar que se trata de um culto evangélico.

Milagre

A própria Deise considera que recebeu um duplo milagre ao cair no poço de um elevador em 2018, no segundo andar de um prédio. “Foi o momento mais forte de minha vida. Nesse momento, foi o resgate de Deus”, declara. Além do fato de ter escapado da morte, tanto pela queda quanto pelo risco de eletrocução, Deise relata que, como não tinha plano de saúde nem dinheiro para bancar uma cirurgia na primeira vértebra – que ficou fragmentada após a queda –, teve que ir ao Hospital Geral do Estado, o que não resolveu totalmente o problema. “O SUS não cobria porque eram muitos pinos e chapas, então optei por colocar um colete”.

Quando foi fazer o exame de raios-X, o médico lhe perguntou onde havia sido a fratura porque ele não a enxergava. Não havia vestígios, segundo ela, de que a vértebra havia sido quebrada um dia. O médico lhe disse então para retirar o colete e ela se negou. “Eu não acreditava na cura”, diz Deise,  interrompendo brevemente a resposta para pedir perdão a Deus por sua incredulidade. “Um dia, o Senhor me perguntou até quando  ficaria de colete”, disse. Indagada sobre como Deus lhe teria respondido, afirma que, através da oração, o Senhor havia falado ao seu coração: “Ele não queria que ninguém tocasse em mim”.

Fiéis que acreditam na cura pelo Espírito Santo são o público-alvo do novo santuário e também os seus maiores financiadores. Assim que foi inaugurada a primeira capela do santuário, no último mês de março, o programa Minha Fé começou a divulgar a campanha Ouro de São Miguel, em que a igreja pede aos fiéis a doação de anéis, correntes e pulseiras de ouro para a construção da segunda capela, em homenagem a esse santo.

 

Foto Diga Diga

Pentecostalismo

Quando o polonês Karol Wojtyla (João Paulo II) assumiu o pontificado em dezembro de 1978, a Igreja no Brasil começava a fortalecer o seu pentecostalismo. Em fevereiro daquele mesmo ano, havia sido criado o Canção Nova. Dois anos depois, era inaugurada a Basílica de Aparecida, que se tornaria o maior centro de peregrinação do País.

Em sintonia com o novo papa, as autoridades eclesiásticas brasileiras começaram, então, a privilegiar as pastorais de massa, em detrimento dos pequenos grupos, e se tornaram hegemônicas a partir de 1990, depois de combater com sucesso os adeptos da Teologia da Libertação, que pregava a opção preferencial pelos pobres.

Para o sociólogo Jorge Alexandre Alves, professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, integrante do movimento Fé e Política, grupo não confessional e apartidário criado em 1999 por religiosos progressistas, a Igreja acabou optando por uma espiritualidade intimista e baseada no êxtase religioso, em lugar de uma religiosidade que impulsionasse o engajamento social. E mesmo assim não conseguiu conter a perda de fiéis. “A despeito da boa vontade e de devoção sincera de muitos que foram formados ou que optaram por esse caminho, o que aconteceu foi que essas opções não impediram o avanço evangélico. Nesse sentido,  elas fracassaram”, afirma o pesquisador.

A noção de que há multidões retornando ao catolicismo é, na ótica do pesquisador, uma ilusão.  “Na verdade, boa parte dos peregrinos estaria em uma missa perto de casa, caso não tivessem essa opção. Se eu estivesse errado, o catolicismo não teria perdido quase 20% dos fiéis entre 1990 e 2010, de acordo com o Censo”, assinala.

“Em alguns lugares do Brasil, como o Rio de Janeiro, podemos dizer que muito da capilaridade social que ela possuía foi perdida. E esse espaço  acabou ocupado com muita perspicácia pelos evangélicos pentecostais e neopentecostais”, avalia o pesquisador, que é cético quanto à reversão do quadro.

Itapetinga: Atual goleiro da Seleção está na Folha de Pagamento da Prefeitura com salário de R$ 2 mil desde janeiro de 2018

“Ele é  também instrutor da Academia de Goleiros”, informa secretária Eliene Portela.

Dados do Tribunal de Contas dos Municípios

Está circulando nas redes sociais a informação de que o goleiro da Seleção de Itapetinga, Erico Conceição do Rosário, conhecido pela torcida como Eric Paredão, estaria nomeado como servidor temporário da Prefeitura Municipal de Itapetinga, desde janeiro de 2018, no órgão do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), com remuneração de R$ 2 mil reais mensais e uma carga horária de 44 horas semanais, algo que foi questionado por algumas pessoas é que o mesmo não estaria cumprindo a carga horária e durante o período extra Intermunicipal (Competição que o atleta disputa pela seleção de Itapetinga) o atleta não estava residindo no município.

Em contato com a nossa redação a Secretária Eliene Portela esclareceu sobre o assunto e informou que o atleta faz parte de um projeto social, “ele é  também instrutor da Academia de Goleiros, juntamente com Lupita. A Academia faz parte da coordenação de Esporte e Lazer, funcionando semanalmente no estádio municipal, atendendo crianças, adolescentes e adultos que queiram se especializar na função de arqueiro. É  um projeto gratuito para a comunidade”.

 

 

radio ativa digital

paulo filho crm

pet shop porto das racoes

super moda

Alameda Rui Barbosa
Centro de Itapetinga
(77) 3261-9815


nutri acai

ki docura

leo moveis

gol bet

samuel veiculos

scala fashion

pax perfeicao


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia